A História

Nosso sabor. Nossa história.

Nosso nome faz homenagem ao rio que alimenta as lavouras de café oferecendo vida, beleza e um brilho dificilmente encontrado. Tal brilho, se deve as suas águas límpidas e cristalinas, oriundas das várias nascentes existentes no local. Foi na década de 80 que Inácio Carlos Urban adquiriu sua primeira fazenda de café no Cerrado Mineiro, a Rio Brilhante Café, uma propriedade com altitudes de até 1150 metros.

Trazendo consigo o sonho de produzir alimento em larga escala, Inácio tornou-se um dos maiores produtores agrícolas do país e hoje juntamente com seus filhos, membros da segunda geração, apresenta sua marca – Rio Brilhante Café de Origem. Em 2017 conquistou o 1º lugar no concurso de qualidade Cerrad Coffee Japão. No mesmo ano, conquistou também o 2º lugar no concurso Rainforest / Imaflora na categoria natural e também o 3º lugar do V Prêmio Região do Cerrado Mineiro também na categoria natural.

Honrar sua origem para fazer história

Assim nasce uma marca surpreendente.

Mais de 1600 hectares produtivos em 2 fazendas.

Altitude média de 1.150 metros sendo uma na microrregião do Pântano.

Nossas certificações

Rainforest

A certificação Rainforest Alliance é um selo de garantia aos consumidores que os produtos adquiridos são resultados de práticas realizadas seguindo um conjunto específico de critérios, dentre eles, equilíbrio ecológico, econômico e social. Selo obtido em 2008.

UTZ

O selo UTZ CERTIFIED acabou com o anonimato do mercado de café, garantindo procedência e responsabilidade na produção. O sistema Rastrear-e-Relatar acompanha o manejo ao longo de toda cadeia. O Grupo está certificado desde 2005.

4C Association

A 4C Association trabalha para que essas soluções possam acontecer. Os membros da 4C Association desenvolveram o Código de Conduta 4C, que define os princípios sociais, ambientais e econômicos para a produção sustentável, processamento e comercialização de café verde. Trata-se de uma forma de melhorar a qualidade dos grãos de diferentes partes do globo e incluir todos os produtores interessados em aumentar a produtividade com qualidade, respeitando a natureza. Ele é baseado em sustentabilidade e, para isso equilibra, desenvolvimento, meio ambiente e economia.

BSCA

A BSCA tem por finalidade, através de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. É a única instituição brasileira a certificar lotes que podem ser monitorados através de selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade total através de numeração individual, cujas consultas são disponibilizadas pela BSCA aos consumidores.