O Cerrado Mineiro

Qualidade reconhecida no mundo inteiro.

Ser café de origem é acreditar no cuidado que vem da família, no café cultivado com paixão e no resultado que vem, da inovação. É honrar uma história de mais de 30 anos, tendo orgulho de pertencer a uma Denominação de Origem – D.O., mundialmente reconhecida: a Região do Cerrado Mineiro.

A região do Cerrado Mineiro

A denominação de origem é um território demarcado que produz cafés de características únicas que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar. A Denominação de Origem da Região do Cerrado Mineiro e reconhecida pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – e compreende 55 municípios produtores de um café diferenciado em sua bebida: identidade de alta qualidade, resultante de uma combinação de clima, solo, relevo, altitude e “saber fazer” de sua gente.

Galeria de imagens

Nossas certificações

Rainforest

Nossa atuação responsável se confirma com a certificação Rainforest Aliance, obtida em 2008 e renovada nos últimos anos com 100% de conformidade. Uma atuação que respeita a terra, as pessoas e o meio ambiente em todos os processos. Através da certificação RAS é possível atender aos mercados mais exigentes comprovando nosso foco em desenvolver pessoas, preservar e renovar recursos e meio ambiente e determinar protocolos que garantam um futuro de vitalidade para as próximas gerações.

BSCA

A BSCA tem por finalidade, através de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. É a única instituição brasileira a certificar lotes que podem ser monitorados através de selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade total através de numeração individual, cujas consultas são disponibilizadas pela BSCA aos consumidores.

4C

4C - Código Comum para a Comunidade Cafeeira é um padrão de sustentabilidade independente e internacionalmente reconhecido para todo o setor do café, com o objetivo de ancorar a sustentabilidade nas cadeias de fornecimento de café. O foco do Código de Conduta da 4C é a produção sustentável de grãos verdes de café e suas atividades pós-colheita. Assim como nossa certificação RAS, alcançamos 100% de conformidade nos últimos anos de renovação do selo.

Regenagri

Os critérios do Regenagri sustentam a medição dos principais indicadores por meio de dados na fazenda. Essas métricas incluem cultura de cobertura, preparo do solo, planejamento da energia e gerenciamento do pasto. Tudo isso tem um efeito direto sobre a regeneração da saúde do solo, biodiversidade e cursos d’água, enquanto reduzem as emissões e o sequestro de carbono. Além da Rio Brilhante Café. nossa unidade Farroupilha Café no município de João Pinheiro também possui esta certificação.