Projetos Sociais

Uma produção que vai além da xícara.

O projeto Renova Farroupilha lançado em 2018 representa nossa forma prática de produzir para o futuro. Nossas ações sócio ambientais foram iniciadas em 1995, mas queremos sempre mais. Atualmente com 12 ações permanentes, cuidados da nossa região, dos recursos naturais, das pessoas e da sociedade. Entre os mais de 170 hectares de enriquecimento de área, as mais de 250 famílias impactadas diretamente por nossos projetos sociais, das quase 200 nascentes mapeadas e dos demais números responsáveis, encontramos todos os dias a maior e a melhor forma de produzir com responsabilidade.

Principais projetos

O projeto de Responsabilidade social Empresarial RENOVA FARROUPILHA atua de forma prática e efetiva, entregando hoje o que deixaremos para as próximas gerações. O projeto é estruturado em 4 pilares desenvolvendo 3 ações permanentes em cada um deles – Renovação e preservação de recursos hídricos; Renovação e preservação de fauna e flora nativas; Manejo responsável e consciente do solo; Comunicação participativa e desenvolvimento humano.

Através do uso de espécies como nabo forrageiro, crotalária, trigo mourisco, girassol, dentre outros, aumentamos agentes de controle natural, garantindo ainda a cobertura e proteção do solo o que garante cada vez mais a melhoria na saúde da microbiologia.

O uso de alternativas biológicas através da  soltura de crisopídeos via drone em 100% da lavoura para controle do bicho mineiro e o uso de outras alternativas como bacillus subtilis e bacillus methylotrophicus  para controle de fitonematoides, beauveria bassiana para controle de broca do café , trichoderma asperellum para controle de patógenos de solo dentre outros, contribuem com uma lavoura mais natural, equilibrada e saudável.Projeto carbono

O projeto carbono iniciado em 2022 em parceria com a UFV, UFL e Bayer, determinou em unidades piloto o levantamento de emissão de carbono em nossos processos produtivos, gerenciais e em nossos parceiros. A proposta é identificar práticas que possam ser adaptadas para neutralizar a emissão e outras em que seja possível reduzir este impacto de forma considerável. A tabulação dos primeiros danos está em fase de finalização para definição de novos protocolos sustentáveis.

A escola iniciou suas atividades em 2003. Atualmente atende em tempo integral 47 crianças entre 2 e 4 anos com socialização, assistência escolar, nutricional e psicopedagógica. Em 21 anos, foram mais de 700 crianças atendidas.

Com início das atividades em 2020; assiste 29 jovens com idade entre 7 e 14 anos com aulas de reforço escolar, esportes, empreendedorismo e musicalização. A assistência é direcionada para jovens da comunidade de Patos de Minas.

Com mais de 15 anos de existência, oferece bolsas de estudo para graduação, pós-graduação, cursos técnicos, congressos e idiomas. Foram mais de 100 funcionários beneficiados e que tiveram a oportunidade de evolução profissional.

Estudos da ictiofauna ajudam no controle de espécies e saúde da água; Em 2022 com soltura de  6000 alevinos das espécies lambari de rabo amarelo e vermelho, piau de três pintas, traíra e matrinchã, garantimos a riqueza de espécies na região.

Com mais de 180 nascentes mapeadas e o processo de enriquecimento de fauna e flora em 10 pontos, criamos áreas de preservação permanente no entorno, controlando assim a saúde e equilíbrio de toda a área e a manutenção de recursos hídricos.

A construção de 6 barragens licenciadas garante o melhor uso das águas das chuvas, permite o enriquecimento de ictiofauna e flora bem como o uso responsável e regenerativo de recursos hídricos. Novos projetos em andamento.

Através do mapeamento de espécies em risco como cachorro do mato, ema, lobo guará e tamanduá, realizamos um acompanhamento periódico assim como a criação de áreas de preservação e o gerenciamento de evolução de cada espécie mapeada.

Com a ampliação de áreas de reserva e o enriquecimento com espécies nativas como pequi, ipê e embaúba, realizamos o plantio de mais de 100.000 mudas nos últimos 3 anos. A projeção é o plantio de outras mais de 25.000 mudas até o final de 2024.

Além do viveiro de mudas em Coromandel com capacidade de 8000 mudas temos uma parceria com IEF com capacidade de quase 15.000, realizando ainda um mapeamento de espécie nativas e desenvolvimento de um banco de sementes.